Qualidade de Software

Qualidade de Software

Quando falamos sobre qualidade de software, precisamos focar nos seguintes tópicos:
  • Infra-estrutura
  • Indicadores e medições
  • Processo organizacional
  • Cultura organizacional

Infra-estrutura

Assim como não podemos programar sem estrutura, implantar boas práticas que resultem em um sistema melhor, sem uma infra-estrutura que nos permita acompanhamento constante e indicadores que possam ser medidos, é impossível.

Sem que as regras do jogo estejam estabelecidas e possam ser aplicadas imparcialmente, sempre teremos disputas na equipe, ao invés do que queremos, que é um objetivo comum. Algo além do "entregar".

Para medir a qualidade do software vamos conhecer o Sonar, que é um servidor de inspeção contínua, comentei sobre ele na mensagem de boas vindas, o Sonar possui diversos indicadores que são medidos diretamente no código fonte dos sistemas, como quantidade de linhas, violações de codificação, cobertura de testes unitários, métodos comentados, código duplicado, dentre muitos outros. 

Podemos então, juntar esses indicadores em um único indicador que representa o que é a qualidade de software para sua empresa, se o importante para sua empresa é código elegante, podemos aumentar o peso das violações de codificação na formula, se sua empresa preza por código testado, podemos aumentar peso da cobertura dos testes, enfim, isso é bastante flexível. 

O Sonar possui plugins, como o Total Quality que facilitam essa configuração e já vem com uma formula padrão que é bastante utilizada pelo mercado gerando um número que representa a qualidade do sistema e permite ranquear as aplicações. 

Outra abordagem para medir a qualidade é por escala, o Sonar também possui plugins, como o SQALE, que permitem que o indicador receba uma classificação ao invés de um número, nesse caso as aplicações recebem uma nota A, B, C, D, E ou F.

Vamos ver os seguintes tópicos no Sonar:
  • Instalação: Acompanhe no post Meus Primeiros Passos no Sonar todo o procedimento de instalação, configuração e inspeção básico com o Sonar.
  • Customização de Plugins: Veja como configurar o Total Quality.
  • Inspeção de aplicações
  • Integração com TFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário